Dia Nacional do Tambor de Crioula é comemorado com festa no Centro Histórico de São Luís

Home Blog Dia Nacional do Tambor de Crioula é comemorado com festa no Centro Histórico de São Luís
Uma grande festa reuniu brincantes, amantes e estudiosos do Tambor de Crioula no Centro Histórico de São Luís. As comemorações pelo Dia Nacional do Tambor de Crioula, promovidas pelo Governo do Maranhão nesta terça-feira (18), incluíram a realização de palestras, exibição de vídeos, o lançamento de um CD e um DVD e claro, rodas de tambor na casa do Tambor de Crioula.

“Nós pensamos em uma programação para todos os públicos, a academia, detentores, escolas para fazer esse trabalho de educação patrimonial que agora culmina com essa grande festa, três grupos de tambor de crioula para compartilhar e comemorar esse grande dia”, afirmou o diretor da casa do Tambor de Crioula, Neto de Azile.

Além da exibição de filmes, houve bate papo com especialistas e palestras sobre Salvaguarda do Tambor de Crioula, e relatos das experiências de intercâmbio sobre o Tambor de Crioula e o Batuko, manifestação cultural de Cabo Verde.

No final da tarde houve, ainda, o lançamento do DVD Salvaguarda do Tambor de Crioula e CD registro de toadas.

Presidente da União dos Tambores do Estado do Maranhão – Unita, Werlys Santos, um dos chamados detentores do tambor e integrante do Comitê Gestor do Tambor de Crioula, falou da experiência de comemorar o Dia Nacional do Tambor com o lançamento de um CD e DVD.

“Foi bastante trabalhoso, mas é um trabalho de salvaguarda muito importante, de registrar o Tambor de Crioula, com grupos de São Luís, Alcântara e outros municípios e agora poder ter esse material à disposição da população, da cultura e história do Maranhão”, comentou.

A noite foi encerrada com as apresentações dos grupos Proteção de São Benedito do Anjo da Guarda, Amor de São Benedito da Fé em Deus e Tambor de Leonardo.

Tambor de Crioula

O tambor de crioula é uma expressão genuinamente maranhense e reconhecida como patrimônio cultural brasileiro desde 2007. O ritmo intenso dos tambores é uma das características da manifestação que envolve ainda dança e canto. A dança apresenta uma particularidade: a punga. Durante a dança entre as mulheres (coreiras), o gesto indica saudação e convite para outra brincante entrar e sair da roda.
Tags
    Sem tags
admin
Author of six internationally bestselling books, including the recent New York Times #1 best-seller MONEY: Master the Game and UNSHAKEABLE, Mr. Robbins has empowered more than 50 million people from 100 countries through his audio, video and life training programs.

One thought on “Dia Nacional do Tambor de Crioula é comemorado com festa no Centro Histórico de São Luís

  1. Thanks so much for the post.Much thanks again. Really Cool.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *