Lençóis Maranhenses

Dunas, rios e lagoas de beleza infinita.

No litoral oriental do Maranhão, está o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que abrange os municípios de Barreirinhas, Santo Amaro do Maranhão, Primeira Cruz e Humberto de Campos. Uma paisagem singular com dunas de areia branca e inúmeras lagoas de águas cristalinas, formadas pela ação das chuvas, garante aos Lençóis Maranhenses suas mais belas paisagens. Não é à toa que sobrevoar o Parque é uma experiência sem igual: as lagoas se espalham em praticamente toda a sua área, formando uma imagem deslumbrante. Algumas delas, como a Lagoa Azul e a Lagoa Bonita, são as mais visitadas não só pela beleza, como também pelo banho inesquecível. Outra atração imperdível da região é o Rio Preguiças. Sinuoso e rico em afluentes, ele é o responsável pela divisão das dunas em Grandes Lençóis e Pequenos Lençóis, onde se encontram os povoados pesqueiros de Caburé, Atins e Mandacaru. Você vai poder se aventurar de quadriciclo pelas dunas dos pequenos lençóis até a praia deserta de Caburé, descer de barco o Rio Preguiças e conhecer o Farol de Mandacaru, onde se tem uma das mais belas vistas da região. Principais portões de entrada para o Parque dos Lençóis, Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão, possuem hospitalidade que encanta a todos que chegam para conhecer a região.

A área do parque é de 1.550 Km² um pouquinho maior que a cidade de São Paulo com 1523 Km².

O parque se tornou uma unidade de conservação Federal em 02 de Junho de 1981 (Decreto Lei nº 86.060).

PORTAL DE ENTRADA

O principal portal de entrada para o Parque é a cidade de Barreirinhas.

Sua data de povoação é por volta de 1850, a partir dessa data foi criada a freguesia de Nossa Senhora de Barreirinhas através da lei provincial nº 481 de 18 de Junho de 1858. Em 14 de Junho de 1871, o lugarejo foi elevado a vila e em Março de 1938, Barreirinhas foi elevada a categoria de cidade.

A partir de Barreirinhas é possível fazer os principais passeios no parque, incluindo os grandes Lençóis e os Pequenos Lençóis, formados na região do Rio Preguiças (Vassouras, Caburé e Paulino Neves).

POPULAÇÃO

A população que envolve a região dos Lençóis Maranhenses é de 147.894 habitantes (IBGE 2006), em Barreirinhas a população estimada é de 60.588 (IBGE 2015).

CLIMA

O clima na região dos Lençóis Maranhenses é tropical, sendo temperatura mínima de 22,7º C (72,9º F) e máxima de 31,8º C (89,2º F).

O período de chuvas é de Janeiro a Julho. O período entre Maio e Agosto é onde encontramos as lagoas no Parque.

ELETRICIDADE

Voltagem: 220V

Rios existentes em nossa região deságuam no atlântico trazendo uma grande quantidade de areia resultado da erosão de águas correntes sobre seus leitos profundos.

A corrente equatorial marítima queconstantemente flui no sentido leste-oeste do Maranhão e segue depositando areia no nosso litoral pouco a pouco, na maré baixa o solo exposto ao sol e vento dá condições a formações de dunas com formato barcana (ou seja, formato de barco, convexo).

No período chuvoso (06 meses) a pluviosidade é superior a 1.000 mm/a o afloramento do lençol freático (aqüífero) na região dos lençóis maranhenses formam milhares de lagoas tanto em áreas de dunas quanto de vegetarão, são tantas lagoas que se unem com pequenos rios existentes nessa região, como o Rio Negro que cruza o Parque Nacional que por fim segue ao encontro do mar.

A portaria ICMBio nº 199/2017 e o Plano de Manejo do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses disciplinam as principais normas de visitação. Essas normas são necessárias para garantir a segurança do visitante e dos  ambientes protegidos, portanto, siga sempre as orientações dos condutores de visitantes e a sinalização. Abaixo listamos as principais informações para quem pretende visitar o Parque Nacional:

  • Os serviços de transporte e condução de visitantes devem ser realizados por veículos, condutores de veículos e condutores de visitantes credenciados.  Para evitar problemas, observe se o veículo está adesivado com a logomarca do Parque Nacional e número de credenciamento e se os condutores portam os crachás de identificação.
  • Não é permitido o transporte de visitantes ou a realização de passeios com veículos particulares.
  • É proibido a venda, porte e consumo de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas no Parque Nacional.
  • É proibido o trânsito de veículo motorizado sobre o campo de dunas livre.
  • É proibido fazer fogueiras, ascender churrasqueiras ou fogareiro.
  • É proibido a entrada de animais domésticos.
  • É proibido entrar no Parque Nacional em quadriciclos, motos, bugres, bem como realizar enduros e/ou rallys.

Infrações a essas normas sujeitam o visitante e os prestadores de serviço a multas, de acordo com o decreto 6.514/08 e a lei de crimes ambientais (9.605/98).

Segurança
Lembre-se sempre de levar água mineral ou outros hidratantes para o passeio, todos os veículos credenciados são obrigados a fornecer caixa térmica com gelo. Mantenha-se hidratado durante todo o passeio! O passeio tem duração média de 04 horas, portanto, leve também um pequeno lanche leve, preferencialmente frutas frescas e sanduiches. A região dos Lençóis  Maranhenses fica a 02º da linha do equador e por isso apresenta alta incidência de raios solares durante todo o ano. Use filtro solar ou proteja-se do sol com roupas leves de cores claras e chapeu ou boné. E lembre-se: não é permitido a utilização de bronzeadores, clareadores de pelo, óleos corporais e produtos de higiene nas lagoas e rios do Parque Nacional, colabore com a manutenção da qualidade da água das lagoas! Não há banheiros públicos nem venda de alimentos e bebidas no interior do Parque Nacional. Para sua própria segurança e dos ambientes protegidos, siga sempre as orientações do Condutor de Visitantes e da sinalização do Parque Nacional.

CIRCUITO LAGOA AZUL

Principal passeio para conhecer o parque. O passeio é operado nos períodos de chuva, quando se formam as lagoas.

O circuíto é formado pelas seguintes lagoas: Preguiça, Esmeralda, Azul e Lagoa do Peixe

CIRCUITO LAGOA BONITA

Passeio opcional para conhecer outra área do Parque e é semelhante ao circuito da Lagoa Azul, com a diferença que temos que subir uma grande duna com auxílio de corda, no topo temos uma linda vista do parque. O passeio é operado nos períodos de chuva, quando se formam as lagoas.

CIRCUITO LAGOA DA ESPERANÇA

Passeio opcional para conhecer essa belíssima Lagoa perene (não seca), é um pouco mais distante que as outras lagoas e pode ser visitada o ano inteiro.

CIRCUITO CABURÉ – RIO PREGUIÇAS

Passeio principal para conhecer a área dos Pequenos Lençóis (APA), formada pelos vilarejos ao longo do rio Preguiças como: Vassouras, Mandacarú e Caburé

COMUNIDADE DE ATINS – CANTO DO ATINS

Localizada na Foz do Rio Preguiças, a comunidade de Atins tem uma belíssima praia e já conta com boas pousadas para pernoite. No canto do Atins, inicio dos Grandes Lençóis temos belíssimas lagoas no período de chuvas e lá também se encontra os restaurantes da Dona Luzia e Seu Antônio, famosos pelo camarão grelhado.

CASA DE FARINHA – TAPUIO

Passeio opcional para visitar a comunidade de Tapuio, onde teremos oportunidade de conhecer as técnicas de beneficiamento da mandioca na produção de farinha. Após o passeio é possível almoçar nos restaurantes da comunidade e banhar no Rio Preguiças.

RIO FORMIGA – COMUNIDADE DE CARDOSA

Distante aproximadamente 1h de Barreirinhas, a comunidade de Cardosa oferece descida do Rio Formiga em câmaras de ar, chamada de Boia Cross, sendo um trecho de aproximadamente 1h em águas claras e calmas com uma correnteza suave e relaxante. No local, os nativos oferecem produtos locais fabricados de forma artesanal como: Doces, aguardente de mandioca (tiquira), bolsas, pulseiras e outros.

SANTO AMARO

Localizada ao oeste do parque, com difícil acesso (somente em 4×4) e cortada pelo Rio Alegre, essa cidade oferece boas pousadas para pernoite, além de passeios belíssimos para visitação às Lagoas da Gaivota e Andorinha, além dos povoados de Espigão e Betânia. Nesta região estão abrigadas as maiores e mais profundas lagoas, que chegam a 4 metros de profundidade

Porto Preguiças Resort (Comida internacional, Pizza)
Estrada do Carnaubal Velho, km 2 – Carnaubal
Fone: (98) 3349-6050

Restaurante O Bambu (Comida Brasileira, Japonesa, Pizza)
Av. Beira Rio, 235 – Centro
Fone: (98) 98788-3602

Restaurante A Canoa (Comida Brasileira, Massas, Frutos do Mar, Pizza)
Av. Beira Rio, 300 – Centro
Fone: (98) 3349-1724

Restaurante e Pizzaria Barlavento (Comida Brasileira, Pizza)
Av. Beira Rio, 175 – Centro
Fone: (98) 3349-0627

Restaurante Bambaê – Pousada Encantes do Nordeste (Comida Brasileira, Pizza)
Estrada de São Domingos, Km 3,5 – Boa Vista
Fone: (98) 3349-0691

Restaurante O Buriti – Pousada do Buriti (Comida Brasileira)
Rua Inácio Lins, s/n – Centro
Fone: (98) 3349-1800

CONHEÇA NOSSOS TOURS E PACOTES

PARA SABER MAIS

Ajuda ? Fale conosco