Chapada das Mesas

Criado em 2005, o Parque Nacional da Chapada das Mesas é composto por florestas de buritizais, sertões, relevo de chapadas vermelhas, compondo um conjunto de curiosas formações rochosas, cânions, cavernas e cachoeiras.

As cachoeiras que mais se destacam são a de São Romão e a Cachoeira da Prata, São Romão possui o maior volume de água da região. Essas cachoeiras ainda são pouco exploradas, devido a dificuldade do deslocamento ate elas, que tem que ser feito com a ajuda de guias locais e por caminhonetes com trações 4×4. Outras atrações são o trekking até o Morro das Figuras (com inscrições rupestres) e trilhas ecológicas, como a do Morro do Chapéu.

A Pedra Caída é um complexo particular de 12.000 ha administrado pela empresa PIPES, seu interior possui uma variedade de cachoeiras. A principal delas batizada de santuario, despenca de uma altura de 46 metros. O local possui teleférico e heliporto oferece tambem a possibilidade para a pratica de diversos esportes radicais como rapel e tirolesa.

O Morro do Chapéu é um dos ponto mais alto da Chapada das mesas. O trekking até o Morro do Chapéu é uma subida de 365 metros em rocha arenítica, exigindo preparo físico e habilidade dos praticantes.

Reserva Natural Cachoeira do Rio Cocal

Localizada em na cidade de Riachão, em uma propriedade privada cortada pelo Rio Cocais, onde se formam 3 cachoeiras: Santa Bárbara, a dos Namorados e a de Santa Paula.As principais atrações são os piscinas de aguas naturais e cristalinas apelidados de poço azul e encanto azul, eles possuem tons esverdeados e azulados respectivamente. A cachoeira de Santa Bárbara tem uma queda de cerca de 75 metros de altura. Na reserva, também há trilhas que acompanham o leito do Rio Cocais, em meio ao Cerrado Maranhense. A cidade de Riachão é conhecida pelas cachoeiras, rios, trilhas e cânions.

CLIMA

O clima é tropical úmido, com temperaturas altas o ano todo. O verão é seco de maio à outubro e o inverno chuvoso, de novembro à abril. A temperatura média anual é de 26° com mínimas de 19º e máximas de 36°.

ELETRICIDADE

Voltagem: 220V

ELETRICIDADE
Voltagem: 220V

O parque nacional da Chapada das Mesas é uma área de proteção ambiental que abrange 160.046 hectares de Cerrado nos municípios de Carolina, Riachão , Estreito e Imperatriz, no centro-sul do Maranhão.

O aeroporto mais próximo de acesso é o de Imperatriz.

COMPLEXO TURÍSTICO DE PEDRA CAÍDA

A 35 Km de Carolina, fica o santuário ecológico de Pedra Caída, um complexo que possui uma variedade de quedas d’água, sendo que a principal delas despenca de uma altura de 46 metros. O local oferece possibilidades de praticar diversos esportes radicais desde os mais leves aos mais pesados, como passeios em veículos traçados, caminhadas, rappel e tirolesa, lembrando que a de Pedra Caída é uma das mais altas e longas do país, atingindo 1.400 metros de comprimento e cerca de 300 metros de altura.
O complexo também oferece estrutura de chalés e restaurantes.

Endereço: Rod. BR-010, s/n – Zona Rural – Carolina – Fone: +55 99 3531-2318
Entrada: R$ 50,00 por pessoa (meia entrada para estudantes e Idosos a partir de 60 anos)

MORRO DO CHAPÉU

O trekking até o Morro do Chapéu é uma subida de 365m em rocha arenítica e, portanto, exige preparo físico e habilidade dos praticantes. É o ponto mais alto da Chapada. Esse passeio é ainda mais interessante pelas lendas místicas que envolvem o Morro do Chapéu. Dizem que o Morro era o principal ponto dos ritos indígenas da região.

Importante: (Visitas e práticas esportivas só podem ser realizadas devidamente acompanhadas por guias de agências especializadas em esporte de aventura). Recomendamos roupas leves, calçados próprios (tênis para trekking), uso de protetor solar e repelente de insetos, chapéus ou bonés e consumo de bastante liquido durante as caminhadas e atividades.

CACHOEIRAS DO RIO COCAL

Uma propriedade privada cortada pelo Rio Cocais, onde se formam 4 cachoeiras: o Poço Azul, a de Santa Bárbara, a dos Namorados e a de Santa Paula. O Poço Azul é uma piscina natural de água cristalina e azulada que surpreende pela beleza. A poucos minutos de caminhada, fica outra preciosidade: a cachoeira de Santa Bárbara, uma queda de cerca de 75 metros de altura. Na reserva, além das cachoeiras, há trilhas que acompanham o leito do Rio Cocais, em meio ao Cerrado Maranhense.

PORTAL DA CHAPADA

De fácil acesso, mas só pra quem conhece bem o local (deve se subir por trás). O morro que fica na estrada para as cachoeiras da Pedra caída, possibilita impressionante visão da chapada das mesas. Além disso, fato interessante é que em uma das paredes do morro há uma cratera com o formato do mapa do Estado do Tocantins.

ENCANTO AZUL

Fica localizado no Rio Cocal, no município de Riachão. Não há como não se encantar por esta beleza natural de água límpida, cristalina e temperatura perfeita para o banho, e apreciação dos peixes. Não esqueça de trazer óculos para mergulho.

CACHOEIRA DA PRATA

A Cachoeira do Prata está localizada no Rio Farinha, numa região não tão desbravada, selvagem pode-se dizer. As pessoas que moram por perto são típicos sertanejos, valorizam o lugar onde moram. Fica próxima da cachoeira de São Romão.

MORRO DAS FIGURAS

Próximo à cachoeira da Prata, a 40 km de Carolina com formação rochosa com diversas inscrições rupestres recentemente descobertas por arqueólogos, que acreditam ser de autoria de índios craôs descendentes dos tupis-guaranis.

CACHOEIRA DE SÃO ROMÃO

A Cachoeira de São Romão é uma queda d’água lindíssima, localizada no Rio Farinha, um afluente do Rio Tocantins, a 70 quilômetros de Carolina. O acesso a essa cachoeira se faz por uma boa parte em estrada de chão, sendo necessário um veículo de tração como pick-ups e jeeps. O que torna o passeio uma aventura ainda mais emocionante. O local conta com serviço de bar, restaurante e chalés.

CACHOEIRA DO DODÔ

Localizada em propriedade particular, e 34 km da cidade de Carolina. Lá você vai conhecer as águas mornas da cachoeira do seu dodô e as inúmeras pequenas cachoeiras que formar um lugar quase virgem. o lugar posui bar, restaurante e até barracas que lhe permitem pernoitar.

CACHOEIRAS ITAPECURU

As cachoeiras ficam localizadas junto à BR-230, 33 Km distante de Carolina, 66 Km de Riachão, 130 Km distante de Balsas e lá você encontrará duas lindas cachoeiras que caem de 12 metros e formam uma enorme piscina natural com rochas que a circundam, praias e pequenas ilhas. O local conta com serviço de bar, restaurante e chalés.

CACHOEIRA ILIA

Cachoeira que fica a 20 km de Carolina em estrada de terra. O acesso é através da estrada que passa perto do Morro do Chapéu. Recomenda-se ir de moto, ou caminhonetes e jipes. Sua beleza está na água de sua queda d’água que escorre pelo paredão e na água limpa do rio.

RIO TOCANTINS

Margeando a cidade de Carolina está o Rio Tocantins, um importante rio com sua nascente em Goiás, que atravessa os estados de Tocantins, Maranhão e Pará, proporciona uma bela paisagem, principalmente no pôr do sol.

  • Toalhas de Banho (somente para os passeios)
  • Tênis ou bota para caminhada – o que for mais confortavel para pequenas caminhadas
  • Sandália tipo PAPETE para os passeios (todos os passeios têm caminhada por dentro d´agua).
  • Camiseta de manga comprida (para proteção do sol)
  • Protetor solar e chapéu
  • Repelentes
  • Sunga / Biquíni
  • Óculos Escuros
  • Máquina fotográfica
  • Bolsa estanque para protecao da maquina nas cachoeiras e para mergulho no encanto azul
  • Artigos de Higiene pessoal (sabonete, xampu, pasta de dente, etc…)
  • Medicamentos de uso pessoal
  • Máscara de Mergulho – Para o Encanto Azul

CONHEÇA NOSSOS TOURS E PACOTES

PARA SABER MAIS

Fique atualizado

Novidades e promoções no seu e-mail